fbpx

Qual é a melhor espumadeira ou escumadeira aramada

A espumadeira ou escumadeira aramada (muitas pessoas se confundem na hora de pronunciar), é um dos utensílios culinários que de forma alguma podem faltar em uma cozinha, seja ela residencial, comercial ou industrial.

Se você é um cozinheiro que se preze e se também não é, você deve saber o quanto uma escumadeira é essencial em uma cozinha, principalmente quando se está preparando alimentos fritos, como salgados, batatas, frangos e demais porções.

O que é uma espumadeira ou escumadeira?

Uma espumadeira ou escumadeira, consiste em um utensílio de cozinha muito útil, funcional e versátil, com estrutura parecida com a de uma colher maior, podendo ser encontrado em variados formatos e tamanhos, desde ao modelo redondo ou retangular, côncavo ou achatado, com furos ou vãos mais ou menos vazados, com opções de cabo de madeira, plástico ou metal… Enfim, são vários os modelos de escumadeiras disponíveis no mercado.
A escumadeira é caracterizada por ser composta por uma tela de metal cheia de orifícios, própria para separar o que deve passar e o que não deve pela escumadeira, como se fosse uma espécie diferente de peneira, só que adequada para ser utilizada com elementos quentes.

 

Mas por que “espumadeira”?

Embora muitos pensem que chamamos a escumadeira, que é o nome mais adequado para este utensílio, de “espumadeira” apenas pela força do hábito, devido a semelhança ou confusão dos termos, afinal é apenas uma letra de diferença (C com P), na verdade existe um motivo mais plausível, confira só!
Ao contrário do que várias pessoas pensam, fique sabendo que não é errado chamar a escumadeira de espumadeira, já que se pararmos para pensar, com ela você consegue separar e retirar a espuma que se forma durante o preparo de alguns tipos de alimentos, enquanto estes estão sendo fritos. Então, sendo assim, se ela realmente é capaz de reter a espuma e demais elementos que não sejam líquidos, você pode sim chamar a escumadeira também de espumadeira.

 

Espumadeira ou escumadeira para frituras

Para retirar suas frituras da panela, sem trazer junto uma quantidade considerável de óleo, a espumadeira ou escumadeira para frituras é o utensílio culinário ideal e mais recomendado, já que graças aos seus orifícios, o óleo dos alimentos fritos escorrem, deixando-os, sequinhos, crocantes e muito mais saborosos.
O modelo de espumadeira ou escumadeira mais recomendado para a realização de frituras é o aramado, feito em aço inox, pois por mais que existam espumadeiras ou escumadeiras feitas de outros materiais como plástico, silicone e nylon, estas não são as mais apropriadas para a retirada dos alimentos fritos, pois o óleo quente, pode derreter estes utensílios e ocasionar acidentes. A escumadeira aramada feita em aço inox, não possui este risco, sendo altamente resistente à altas temperaturas, sem risco de deformação de sua estrutura.

 

Como escolher a melhor espumadeira ou escumadeira

Na hora de escolher a melhor espumadeira ou escumadeira para sua cozinha, dê preferência para os utensílios que contem com cabos isolantes, já que isso evita que o calor do fogo e da panela transfira para a sua escumadeira, prevenindo o risco de queimaduras durante o manuseio desse utensílio culinário.
Ah, outra dica importante, é se lembrar sempre, na hora de escolher sua escumadeira é que as que possuem orifícios maiores e mais largos, realizam o escoamento do óleo dos alimentos fritos com mais facilidade e rapidez, o que colabora para agilizar o processo de retirada das suas frituras do fogo.
Viu só como a sua espumadeira ou escumadeira é útil e essencial para a sua cozinha? E se você ainda não tem a sua, você não pode deixar de adquirir uma , o mais rápido possível! Quer saber onde comprar uma escumadeira de qualidade? Aqui na Aramig, você encontra os melhores modelos de espumadeiras ou escumadeiras aramadas, feitas com materiais de alto padrão de qualidade, resistência e durabilidade por um preço bem acessível e de prático manuseio.

Deixe seu comentário

9 + dezesseis =